sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Liberal Conservador? Só no Brasil!

“Pedir liberdade do ponto de vista liberal, é pedir liberdade política, liberdade econômica, liberdade para os indivíduos, liberdade para as instituições, liberdade para a família, liberdade para os grupos. Liberdade em todos os campos da atividade humana”. Mario Vargas Llosa – Nobel de literatura 2010.
 
Portanto, quando você diz que apoia um liberal, mas quer impedir os outros de como se expressar, provar e decidir para a própria vida o que quiser, você é um falso liberal. Liberal e conservador são dois termos que não se conjugam simultaneamente num mesmo ser. Somente um esquizofrênico pode se autodenominar assim. E aqui no Brasil vemos muitos, inclusive certos presidenciáveis/2018.
 
O liberalismo original reivindica igualdade de oportunidades, assim, quando uma grande empresa pede empréstimo a juros módicos ao Estado (que não são concedidos a pequenas) ou quando você acha coisa de comunista taxar grandes heranças ou fortunas, o ponto de partida [ou a trajetória] na igualdade de oportunidades estão desfeitos e você também é um falso liberal. Isso implica desproporção na largada para as oportunidades, o que não refletirá o tal almejado sucesso meritório que muitos arrotam por aí.
 
A tal meritocracia que alguns aqui arrumaram como moda para falar de seu conceito "liberal" não se sustenta quando os herdeiros de fortunas gigantescas nada fizeram para merecerem a não ser pelo fator biológico ou legado por um terceiro. E isso, para o liberalismo de fato, gera distorções às premissas originárias dos pensadores deste campo. É ruim para o Estado e para a organização social do ponto de vista de sua perspectiva. Também ser contra a regulação do Estado para combater a pobreza ao mesmo tempo que aceita que ele libere fortunas para grandes empresários não condiz com o tal liberalismo.
 
Assim, um liberal na economia e conservador nos costumes só pode ser coisa de inocente brasileiro. a liberdade para os indivíduos pressupõe que quaisquer uns possam decidir o que querem fazer do próprio corpo e fazer o que bem entender da própria vida de acordo com suas escolhas pessoais. Isso inclui os grupos, sejam majoritários ou minoritários. O que significa que o conservadorismo à brasileira não cabe no liberalismo de fato, só no brasileiro meia boca. E isso se traduz numa forma hipócrita de tentar regular os outros e não querer ser regulado.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato para troca de saberes sobre postagens específicas:

Livro de poesia: Na bacia das almas

NA BACIA DAS ALMAS, O SEGUNDO LIVRO DE POESIA DE VERIDIANO MAIA DOS SANTOS, ABORDA POEMAS SOBRE A CIDADE, SUA CONCRETUDE E SEUS SIMBOLISMOS...