Título: | O "engodo" e a rede de sentidos: representações sociais de professores sobre o currículo da EJA |
Autor(es): | Santos, Veridiano Maia dos |
Palavras-chave: | Representações sociais;Professores;Currículo;Educação de Jovens e Adultos |
Data do documento: | 29-Ago-2018 |
Referência: | SANTOS,
Veridiano Maia dos. O "engodo" e a rede de sentidos: representações
sociais de professores sobre o currículo da EJA. 2018. 461f. Tese
(Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do
Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
Abstract: | The objective of this research is to analyze the social representations of teachers about the
curriculum of the second segment of the Education of Young and Adults of Elementary
School. The context of this academic initiative is based on the daily reality of this modality of
Elementary Education in which issues such as student dropout, class closure in schools and
day to day school work are highlighted. Youth and Adult Education brings together
potentialities and tensions that are present among its actors, especially in the teaching group.
Based on the theoretical-methodological foundation of the Theory of Social Representations,
through its approach to socio-genesis, it is a study that analyzes, describes and discusses the
social representations of teachers about the curriculum articulating the look of these
professionals to the idea of a representational network that sews up in several dimensions that
are present in the daily school life from the knowledge and the teaching, its contrasts,
subjectivities, tensions and affections. We analyze and reflect between the different
dimensions of teaching work that relate to the curriculum, revealing its consensual universe,
amidst the relations of power in the constructive contexts of representation on the curriculum
in the EJA. In relation to this object of study, we rely on reflections and theoretical references
that study the phenomenon of social representations, and on postulates that deal with this
modality of Elementary Education and also in curricular conceptions of national and foreign
authors. In the empirical process, we worked with semistructured interviews and collective
interviews as techniques within the framework of qualitative research, where the results of
these procedures were considerably evaluated by content analysis, in their aspects of record
analysis and context. This work was developed in three schools in the city of Natal / RN,
counting on the participation of twelve teachers from the second segment of the mentioned
modality of school education. In general, we consider that teachers communicate and
articulate knowledge when constructing a representational network that is embedded in the
curriculum of this mentioned modality of Elementary Education; in a close way, the teaching
collective represents the curriculum of the Education of Young and Adults familiarizing it
with the model of Regular Teaching, objectifying it by materializing it in the image of the
disciplinary content. The findings of this complex study that problematizes the
representational field of teachers shows us that teachers are guided in practices by an ordinary
knowledge in their pedagogical daily life, in the midst of several different specificities that the
EJA demands. Therefore, it is necessary to raise awareness through reflections and
pedagogical actions that direct the actors of this process of schooling of the subjects to move
towards new curricular possibilities in the process of teaching and learning in formal
education institutions. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais dos professores sobre o
currículo do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. O
contexto desta iniciativa acadêmica está fincado na realidade cotidiana desta modalidade do
Ensino Fundamental na qual se destacam questões como a desistência discente, o fechamento
de turmas nas escolas e o trabalho docente no dia a dia escolar. A Educação de Jovens e
Adultos congrega potencialidades e tensões que se fazem presentes entre os seus atores,
especialmente, no grupo docente. Com base na fundamentação teórico-metodológica da
Teoria das Representações Sociais, por meio de sua abordagem da sociogênese, trata-se de um
estudo que analisa, descreve e discute as representações sociais dos professores sobre o
currículo articulando o olhar destes profissionais à ideia de uma rede representacional que se
costura em diversas dimensões que estão presentes no cotidiano escolar a partir do saber e do
fazer docente, seus contrastes, subjetividades, tensões e afetos. Analisamos e refletimos entre
as diferentes dimensões do trabalho docente que se tangenciam ao currículo, revelando seu
universo consensual, em meio às relações de poderes nos contextos construtivos
representacionais sobre o currículo na EJA. Em relação a este objeto de estudo, nos
amparamos em reflexões e referenciais teóricos que estudam o fenômeno das representações
sociais, e em postulados que versam sobre esta modalidade do Ensino Fundamental e também
em concepções curriculares de autores nacionais e estrangeiros. No processo empírico
trabalhamos sensivelmente com entrevistas semiestruturadas e entrevistas coletivas como
técnicas dentro do amparo da pesquisa qualitativa, onde os resultados destes procedimentos
foram consideravelmente avaliados pela análise de conteúdo, em seus aspectos de análise de
registro e de contexto. Este trabalho se desenvolveu em três escolas do município do
Natal/RN, contando com a participação de doze professores do segundo segmento da citada
modalidade de ensino escolar. De modo geral, consideramos que os professores comunicam e
articulam saberes ao construírem uma rede representacional que está imbricada ao currículo
desta citada modalidade do Ensino Fundamental; de forma estreita, o coletivo docente
representa o currículo da Educação de Jovens e Adultos familiarizando-o ao modelo do
Ensino Regular, objetivando-o ao materializá-lo à imagem do conteúdo disciplinar. Os
achados deste complexo estudo que problematiza o campo representacional docente nos
mostra que os professores se guiam em práticas por um conhecimento ordinário no seu
cotidiano pedagógico, em meio a diversas e distintas especificidades que a EJA demanda.
Portanto, é preciso uma tomada de consciência a partir de reflexões e ações pedagógicas que
direcionem os atores deste processo de escolarização dos sujeitos para se caminhar em direção
a novas possibilidades curriculares no processo de ensino e de aprendizagem nas instituições
de ensino formal. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26404 |
Aparece nas coleções: | PPGED - Doutorado em Educação |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu contato para troca de saberes sobre postagens específicas: