quarta-feira, 17 de abril de 2019

Minha dissertação e tese...



Título: EJA: saberes na articulação curricular da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo
Autor(es): Santos, Veridiano Maia do
Palavras-chave: EJA. Currículo. Escola. Saberes;EJA. Curriculum. School. Knowledge
Data do documento: 31-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Veridiano Maia do. EJA: saberes na articulação curricular da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo. 2014. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: The target of this paper is to investigate the possibilities of inscribing into the EJA curriculum the knowledge detected in the neighborhood of a school if the point of view of the student body regarding the basic schooling deserves its due consideration. The empirical field of our research focuses on the elementary school of professor Amadeu Araújo Municipal School in Natal. Our investigative course tried to understand the way pupils think the curriculum contents of knowledge spread around the school from the vision furnished by their elementary school. With this, we hoped to develop a creative understanding concerning that question. Then we reviewed, along the debate, questions related to Nova Natal Housing Estate and its historic, social and cultural beginnings taking in account the participants memories of this research and their suggestions concerning the utility of the community knowledge to the curriculum practices. This project is supplied by the qualitative research and reinforced by the Focal Group s methodological procedures and semi-structured interviews. This procedure allowed us to discern different points of viewing, feeling and understanding in the complexity of the daily life around school and its environment. With these elements, we could note that some students perceptions pointed to a basic schooling fomented by traditionalized pedagogical practices in which teacher and pupil seldom dialogue with each other, what corroborates the impression of undervaluation of the pupil s role. Consequently, the nets of knowledge waved around the school in Nova Natal Housing Estate become useless, when they could be of great utility if inserted in the curriculum contents
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo as possibilidades de inserção de saberes presentes no entorno da escola no currículo da EJA a partir do olhar discente sobre sua formação escolar. O campo empírico de nossa pesquisa concentra-se na citada modalidade do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo, pertencente ao sistema educativo do município do Natal/RN. Nosso itinerário de pesquisa buscou investigar o modo como os alunos pensam a inserção curricular de saberes presentes no entorno da escola, com atenção especial ao seu olhar sobre a sua formação escolar, a fim de que pudéssemos desenvolver uma discussão propositiva sobre outras possibilidades de inserção curricular desses mesmos saberes, mas agora em articulação com o olhar discente. Assim, debatemos sobre o Conjunto Habitacional de Nova Natal e seu itinerário histórico, social e cultural sob o recorte e memória dos participantes desta investigação e suas falas sobre os saberes pertinentes da comunidade que pudessem tecer correlação dialógica nas práticas curriculares. Este projeto é ancorado na pesquisa qualitativa e amparado em procedimentos metodológicos do Grupo Focal e de Entrevista Semiestruturada, que nos permitiram captar formas diversas de olhares, de sentidos e de entendimentos dentro de um contexto cotidiano complexo seja na escola, seja no seu entorno. Isso nos permitiu inferir que existem percepções do discente da EJA na referida escola que apontam para uma formação baseada em práticas pedagógicas tradicionalizadas, esvaziadas de um diálogo emancipador entre docente e discente (de modo geral), um ambiente escolar que corrobora o sentimento de desvalorização discente e que em seu entorno existem redes de saberes que são tecidos no cotidiano de Nova Natal e que poderiam estar inseridos ao currículo escolar oficial, mas que na prática não são reconhecidas de modo geral pela mencionada escola
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14590
Título: O "engodo" e a rede de sentidos: representações sociais de professores sobre o currículo da EJA
Autor(es): Santos, Veridiano Maia dos
Palavras-chave: Representações sociais;Professores;Currículo;Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 29-Ago-2018
Referência: SANTOS, Veridiano Maia dos. O "engodo" e a rede de sentidos: representações sociais de professores sobre o currículo da EJA. 2018. 461f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: The objective of this research is to analyze the social representations of teachers about the curriculum of the second segment of the Education of Young and Adults of Elementary School. The context of this academic initiative is based on the daily reality of this modality of Elementary Education in which issues such as student dropout, class closure in schools and day to day school work are highlighted. Youth and Adult Education brings together potentialities and tensions that are present among its actors, especially in the teaching group. Based on the theoretical-methodological foundation of the Theory of Social Representations, through its approach to socio-genesis, it is a study that analyzes, describes and discusses the social representations of teachers about the curriculum articulating the look of these professionals to the idea of a representational network that sews up in several dimensions that are present in the daily school life from the knowledge and the teaching, its contrasts, subjectivities, tensions and affections. We analyze and reflect between the different dimensions of teaching work that relate to the curriculum, revealing its consensual universe, amidst the relations of power in the constructive contexts of representation on the curriculum in the EJA. In relation to this object of study, we rely on reflections and theoretical references that study the phenomenon of social representations, and on postulates that deal with this modality of Elementary Education and also in curricular conceptions of national and foreign authors. In the empirical process, we worked with semistructured interviews and collective interviews as techniques within the framework of qualitative research, where the results of these procedures were considerably evaluated by content analysis, in their aspects of record analysis and context. This work was developed in three schools in the city of Natal / RN, counting on the participation of twelve teachers from the second segment of the mentioned modality of school education. In general, we consider that teachers communicate and articulate knowledge when constructing a representational network that is embedded in the curriculum of this mentioned modality of Elementary Education; in a close way, the teaching collective represents the curriculum of the Education of Young and Adults familiarizing it with the model of Regular Teaching, objectifying it by materializing it in the image of the disciplinary content. The findings of this complex study that problematizes the representational field of teachers shows us that teachers are guided in practices by an ordinary knowledge in their pedagogical daily life, in the midst of several different specificities that the EJA demands. Therefore, it is necessary to raise awareness through reflections and pedagogical actions that direct the actors of this process of schooling of the subjects to move towards new curricular possibilities in the process of teaching and learning in formal education institutions.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais dos professores sobre o currículo do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. O contexto desta iniciativa acadêmica está fincado na realidade cotidiana desta modalidade do Ensino Fundamental na qual se destacam questões como a desistência discente, o fechamento de turmas nas escolas e o trabalho docente no dia a dia escolar. A Educação de Jovens e Adultos congrega potencialidades e tensões que se fazem presentes entre os seus atores, especialmente, no grupo docente. Com base na fundamentação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, por meio de sua abordagem da sociogênese, trata-se de um estudo que analisa, descreve e discute as representações sociais dos professores sobre o currículo articulando o olhar destes profissionais à ideia de uma rede representacional que se costura em diversas dimensões que estão presentes no cotidiano escolar a partir do saber e do fazer docente, seus contrastes, subjetividades, tensões e afetos. Analisamos e refletimos entre as diferentes dimensões do trabalho docente que se tangenciam ao currículo, revelando seu universo consensual, em meio às relações de poderes nos contextos construtivos representacionais sobre o currículo na EJA. Em relação a este objeto de estudo, nos amparamos em reflexões e referenciais teóricos que estudam o fenômeno das representações sociais, e em postulados que versam sobre esta modalidade do Ensino Fundamental e também em concepções curriculares de autores nacionais e estrangeiros. No processo empírico trabalhamos sensivelmente com entrevistas semiestruturadas e entrevistas coletivas como técnicas dentro do amparo da pesquisa qualitativa, onde os resultados destes procedimentos foram consideravelmente avaliados pela análise de conteúdo, em seus aspectos de análise de registro e de contexto. Este trabalho se desenvolveu em três escolas do município do Natal/RN, contando com a participação de doze professores do segundo segmento da citada modalidade de ensino escolar. De modo geral, consideramos que os professores comunicam e articulam saberes ao construírem uma rede representacional que está imbricada ao currículo desta citada modalidade do Ensino Fundamental; de forma estreita, o coletivo docente representa o currículo da Educação de Jovens e Adultos familiarizando-o ao modelo do Ensino Regular, objetivando-o ao materializá-lo à imagem do conteúdo disciplinar. Os achados deste complexo estudo que problematiza o campo representacional docente nos mostra que os professores se guiam em práticas por um conhecimento ordinário no seu cotidiano pedagógico, em meio a diversas e distintas especificidades que a EJA demanda. Portanto, é preciso uma tomada de consciência a partir de reflexões e ações pedagógicas que direcionem os atores deste processo de escolarização dos sujeitos para se caminhar em direção a novas possibilidades curriculares no processo de ensino e de aprendizagem nas instituições de ensino formal.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26404
Aparece nas coleções:PPGED - Doutorado em Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato para troca de saberes sobre postagens específicas:

Livro de poesia: Na bacia das almas

NA BACIA DAS ALMAS, O SEGUNDO LIVRO DE POESIA DE VERIDIANO MAIA DOS SANTOS, ABORDA POEMAS SOBRE A CIDADE, SUA CONCRETUDE E SEUS SIMBOLISMOS...